Os perigos do tabagismo
Você sabia que os usuários de tabaco perdem, em média, 10 anos de vida?
O tabagismo é um problema comum atualmente, e gera um alto custo para o sistema de saúde. Cerca de 30% de todos os casos de câncer são causados pelo tabaco – dentre eles câncer de pulmão, sistema digestivo, sistema urinário, entre outros. Além disso, é um dos principais causadores de enfisema pulmonar.
O cigarro contém mais de 4000 substâncias tóxicas, além da nicotina, principal responsável pela dependência química ao tabaco. A dependência à nicotina está associada à liberação, principalmente, da dopamina, substância liberada no cérebro e que traz a sensação de prazer e também de fissura pelo cigarro.
Parar de fumar pode ser difícil, mas um profissional pode te ajudar. É comprovado que as maiores taxas de abstinência são alcançadas quando se tem um acompanhamento de um profissional da saúde.
Além disso, depressão, ansiedade e outros transtornos mentais são mais comuns em fumantes, e muitas vezes este é o motivo de se iniciar também um tratamento concomitante para as comorbidades psiquiátricas de um paciente tabagista.
Um acompanhamento também com outros profissionais, além do médico, é de suma importância, pois vários fatores psicossociais estão envolvidos com a manutenção do tabagismo. Estes profissionais podem ser: psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, entre outros.
A abstinência do cigarro impacta significativamente na expectativa de vida das pessoas e na qualidade do seu dia a dia. Não deixe esse problema afetar sua vida e sua família.
Se você se identificou, procure ajuda!
Fonte: Abordagem Clínica da Dependência de Drogas, Álcool e Nicotina Manual para Profissionais de Saúde Mental 1ª Edição, 2018.
Dra. Giulia Vendrame, Psiquiatra