Os impactos do abuso na saúde mental da mulher
O abuso sexual trata-se de uma grave violação de direitos humanos, um problema social e de saúde pública que traz danos físicos, psicológicos e sociais às vítimas e suas famílias, porém o que muitas vezes fica esquecido é em como ele reflete na vida cotidiana da vítima.
É preciso pensar que este crime não deixa somente sequelas visíveis, mas principalmente sequelas no comportamento e no desenvolvimento da paciente.
Sendo assim, o abuso sexual tem um grande impacto na saúde física e mental da mulher atacada, podendo causar danos que podem persistir por muito tempo. Atualmente, muitos casos sobre abuso sexual vêm sendo divulgados, e é visível a necessidade de profissionais preparados para atender a esta demanda, pois a falta de preparo pode prejudicar ainda mais a vítima.
O acompanhamento adequado nestes casos contribui para minimização dos danos causados pelo trauma. Não é um acontecimento raro ou isolado que vemos no consultório terapêutico, às vezes não como queixa principal, mas com os sintomas que rodeiam o trauma do abuso sexual. Isso nos leva a refletir no quanto as vítimas muitas vezes sofrem caladas ao não conseguirem relatar o abuso sofrido. Com isso, cabe aos profissionais da saúde envolvidos, proporcionar um ambiente seguro para que a vítima, assim, possa se sentir confortável em falar, o que muitas vezes não acontece em casa, que inclusive possui o maior índice recorrente de abuso sexual.
Existe uma demanda de mulheres que sofreram abuso e que relutam muito em falar sobre isto, com sentimentos de vergonha, medo, constrangimento e ameaças do abusador. O medo do que os outros vão pensar, medo de ser julgada, enfim, um sentimento de medo que justifica o silêncio e deixar que o tempo se encarregue do esquecimento. Porém, mesmo que o tempo passe, aquilo que deixou marcas na paciente irá aparecer de diferentes maneiras. Os sintomas podem ser em forma de ansiedade, de dificuldades no relacionamento, perda da libido, angústia, compulsão e stress.
Procurar um profissional da saúde mental preparado para oferecer um ambiente seguro e acolhedor pode fazer a paciente se sentir melhor e entender o que está passando. Uma paciente que traz traumas de um abuso sexual precisa de empatia, segurança e respeito para poder dar vazão a todo sentimento que vem guardando, sentindo-se acolhida e escutada por uma profissional, muitas vezes mulher, que se coloca ao seu lado.
Zelia Kemerich Paiva
Psicóloga