Nutrição e Saúde da Mulher: Endometriose
Ao longo da vida a saúde da mulher requer atenção e os mais diversos cuidados, afinal, nosso organismo sofre diversas mudanças, tanto fisiológicas como hormonais. A endometriose caracteriza-se por ser uma doença crônica, inflamatória e estrogênio-dependente que pode atingir ovários, tubas uterinas, intestino e outras regiões do corpo feminino.
A doença acomete cerca de 10% das mulheres em fase reprodutiva, podendo ser assintomáticas ou causando diversos sintomas, dependendo do grau da condição. Os sintomas podem incluir:
- Dores pélvicas,
- Cólicas menstruais,
- Dor durante a relação sexual,
- Alterações intestinais e/ou urinárias,
- Em alguns casos, até mesmo infertilidade.
A nutrição tem papel relevante na recomposição e reestruturação do nosso organismo, sendo assim, os nutrientes provenientes de uma alimentação equilibrada e saudável podem contribuir de forma significativa tanto na causa como no controle dos sintomas da endometriose.
Uma alimentação saudável e rica em minerais, vitaminas, ômegas e fibras, visando uma dieta anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e influencia diretamente na composição da microbiota intestinal, prevenindo os processos inflamatórios que são característicos da doença.
Considerando os benefícios que uma alimentação voltada ao tratamento da endometriose pode oferecer, o profissional da nutrição tem papel fundamental para proporcionar mais qualidade de vida às mulheres que sofrem com a endometriose, garantindo mais saúde geral e bem-estar.
Nayana Rovedder Costa
Nutricionista
CRN2 16029-D