Cauzzo Mais Saúde e tranquilidade para sua família em todos os momentos

Infertilidade

Infertilidade é a dificuldade de um casal engravidar após um ano de tentativas, ou seja, tendo relações sexuais sem fazer uso de nenhuma forma contraceptiva. Estimativas apontam que mesmo sendo saudáveis e mantendo relações regulares, sem método anticoncepcional, a chance de engravidar fica em torno de 20% ao ano. Mas, para mulheres acima de 35 anos, o recomendado é uma avaliação profissional já a partir de 6 meses de tentativas sem sucesso.

O mais indicado é que o casal procure um médico especialista para realizar exames e fazer uma investigação detalhada do problema a fim de confirmar o diagnóstico, identificar as causas e o tratamento mais adequado. No Brasil, aproximadamente 15% dos casais passam por essa dificuldade.

Estima-se ainda que cerca de 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, 35% relacionados ao homem, 20% a ambos e 10% são provocados por causas desconhecidas.

Felizmente, a maior parte é perfeitamente tratável. As causas de infertilidade ligadas ao fator feminino podem ser divididas em quatro grupos:

  • Causas ovarianas (ovulação inadequada)
  • Causa tubária e do canal endocervical (dificuldade do espermatozoide encontrar o óvulo)
  • Causas ligadas à fertilização (saúde do espermatozoide e do óvulo)
  • Causas ligadas à implantação do embrião (dificuldade do embrião se desenvolver após a fecundação).

Após minuciosa investigação, o médico ginecologista saberá indicar o melhor tratamento para cada casal obter sucesso na sua reprodução, com foco na saúde da mulher quando necessário.

 

Cássia dos Santos Wippel

Médica Ginecologista e Obstetra com área de atuação em Medicina Fetal

Mestre em Ciências da Saúde

Professora universitária

CRM 37313

RQE 41330